O Manifesto Comunista, 2011

MANIFESTO

O manifesto comunista, 2011
70 folhas de papel de carta com texto impresso em jatode tinta e recortadas , 23 X 15 cm cada folha; 1 cartaz A3 impresso em offset digital;  50 objetos de papel expostos em uma vitrine 65 X 50 X 5 cm

Este trabalho é composto de 3 partes que se articulam: folhas impressas recortadas, objetos montados a partir das folhas e exibidos numa vitrine, e um cartaz.

O Manifesto do Partido Comunista escrito por Karl Marx e Frederic Engels foi publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848, em alemão. O meu Manifesto Comunista usa o texto do manifesto original em três idiomas, português, inglês e russo, impressos num único livro de atividades infantis, do tipo corte e dobre, impresso na Korea do Sul.
As folhas impressas foram recortadas de acordo com as indicações das folhas de atividades e montadas para formarem pequenos objetos. As páginas recortadas são expostas na parede, por terem vazios nas folhas o manifesto se torna ininteligível em português e em inglês, apenas as folhas impressas com o manifesto comunista no alfabeto cirílico estão inteiras.

manifesto1

Nos objetos exibidos na vitrine é possível vislumbrar trechos dos textos que foram fragmentados para que eles pudessem vir a existir. O cartaz é uma foto de uma cadeira vazia em baixo de um lustre que ilumina a cena com o título do trabalho impresso em vermelho. Um espaço à espera, um espaço sem solução, um lugar para um interrogatório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s